Equipe Baja FAAP

A equipe Baja FAAP surgiu no começo de 2011, quando quatro alunos do curso de Engenharia Mecânica da FAAP se interessaram pela competição Baja SAE e logo se envolveram com o projeto de construção e desenvolvimento de um veículo off Road para a competição. 

Com a idéia em mente, a equipe se organizou e iniciou a fase de pesquisa sobre a competição, observando detalhes do regulamento e de outras equipes, para assim elaborar desde o início um projeto sólido e um bom plano de patrocínio. 

Com essas informações a equipe apresentou o Projeto Baja FAAP para a diretoria da Faculdade, que se entusiasmou com a idéia e decidiu apoiar a iniciativa. Agora a equipe conta com uma instalação própria, com o conhecimento e apoio dos professores e técnicos e todos os recursos necessários para a execução do baja. 

Mesmo tendo a FAAP como parceira a equipe conta com total autonomia para as decisões, que são sempre tomadas em grupo, já que todos os integrantes estão diretamente envolvidos em todos os componentes e sistemas que formam o veículo. 

Como princípios básicos para a definição dos componentes do projeto a equipe optou por três características principais, a robustez, a simplicidade e a boa dirigibilidade. Esses elementos se alinham com a realidade da equipe, que conta com poucos integrantes e faz sua estréia na competição, mas visa atingir bons resultados e construir um carro rápido e confiável, sempre considerando boas práticas de engenharia.
Além de visar completar a prova de enduro entre os primeiros, a equipe, formada por André, Marco, Michael e Vitor pretende levar o projeto adiante e torná-lo algo permanente na Fundação, buscando cada vez melhores resultados, aprendizados e desafios. 

Com uma ótima base teórica, boas instalações, pessoas competentes e agora com o apoio do Instituto de Engenharia, o Baja FAAP tem tudo para atingir seus objetivos e começar uma história de sucesso na competição Baja SAE.