Robô da NASA vai produzir oxigênio em Marte

O novo robô terá sete instrumentos, deixando espaço para recolher amostras dos locais por onde andar.[Imagem: NASA]

Oxigênio para Marte

A NASA anunciou os instrumentos científicos que irão a Marte a bordo da missão Mars 2020.

O robô, ainda sem nome, e que será basicamente uma cópia atualizada do Curiosity, que está explorando Marte desde 2012, levará uma carga menor e mais leve de instrumentos, mas com algumas capacidades que faltam ao seu antecessor.

Agora os objetivos são mais claros em termos de determinar a habitabilidade potencial do ambiente marciano e procurar diretamente sinais de vida ao longo da história de Marte – se o Curiosity é um robô-geólogo, seu irmão mais novo será um misto de robô climatologista, biólogo e geólogo.

Enquanto os equipamentos científicos do Curiosity pesam 75 quilogramas – e custaram US$180 milhões – o novo robô terá uma carga científica de apenas 40 quilogramas – a um custo de $130 milhões.

O objetivo é deixar espaço e capacidade de carga para amostras que o robô coletará pelos diversos lugares por onde passar em Marte. Segundo a NASA, essas amostras serão recuperadas e trazidas à Terra em uma missão futura, ainda não especificada, mas com a possibilidade de que elas sejam recolhidas pelos astronautas de uma pretensa missão tripulada.

A grande estrela dos experimentos será um “gerador de oxigênio”, que testará uma tecnologia que poderá ser usada no futuro por astronautas.

Segundo a NASA, “os projetistas das futuras expedições humanas poderão usar esta missão para entender os perigos representados pela poeira marciana e demonstrar tecnologias necessárias para processar o dióxido de carbono da atmosfera para produzir oxigênio”.

Além de poder ser usado para respiração humana, o oxigênio produzido em Marte poderá ser usado como oxidante para combustível de foguetes, diminuindo a carga a ser levada por missões tripuladas para utilização no retorno à Terra.

Veja abaixo os instrumentos científicos que deverão ir a Marte em 2020.


Esquema do Moxie, equipamento que tentará extrair oxigênio do CO2 marciano. [Imagem: NASA]

Mastcam-Z

Basicamente o mesmo “pescoço” do Curiosity, com uma câmera atualizada com capacidade de visão panorâmica, estereoscópica (3D) e zoom.

SuperCam

Um instrumento capaz de capturar imagens, fazer análise da composição química e mineral das rochas e do solo, detectar a presença de compostos orgânicos em rochas e na poeira superficial – tudo à distância.

PIXL – Instrumento Planetário para Litoquímica por Raios X

Um espectrômetro de fluorescência de raios X que inclui um gerador de imagens com alta resolução para determinar a composição elementar dos materiais da superfície de Marte, o que permitirá a detecção e análise dos elementos químicos de forma mais detalhada do que a realizada pelos robôs anteriores.

SHERLOC – Varredura de Ambientes Habitáveis com Raman e Luminescência para Produtos Orgânicos e Químicos

Um espectrômetro que irá gerar imagens em alta resolução. O aparelho irá utilizar um laser ultravioleta para determinar a mineralogia e detectar compostos orgânicos.

MOXIE – Experimento Oxigênio em Marte

Tido como a grande estrela dessa missão, o equipamento testará uma tecnologia inovadora para produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono atmosférico de Marte.

MEDA – Analisador Dinâmico do Meio Ambiente de Marte

Um conjunto de sensores que farão uma análise sem precedentes do clima de Marte, incluindo medições de temperatura, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e tamanho e forma das partículas de poeira.

RIMFAX – Radar para Exploração Subterrânea de Marte

Um radar capaz de penetrar no solo, produzindo mapeamentos com resolução em escala de centímetros das estruturas geológicas de subsuperfície.

Exploração de Marte

A missão Marte 2020 é parte do Programa de Exploração de Marte da NASA, que começou com os robôs Spirit, Opportunity e Curiosity, além das sondas orbitais Odyssey e MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), atualmente em órbita do planeta, e da sonda MAVEN, que deverá chegar ao planeta vermelho em setembro para estudar a alta atmosfera marciana.

Em 2016, a missão InSight, uma sonda fixa que pousará na superfície de Marte, vai fazer os primeiros estudos sobre o interior profundo do planeta.

A NASA também está participando das missões ExoMars da ESA (Agência Espacial Europeia), previstas para 2016 (sonda orbital) e 2018 (robô).

Autor: Inovação Tecnológica